quarta-feira, 8 de julho de 2009

Atividade 1.6

O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica - Este vídeo nos leva a perceber que o surgimento de uma nova tecnologia não leva necessariamente ao desuso das tecnologias existentes anteriormente, mas muda as formas como essas são utilizadas e cria novas e diferentes estratégias de uso. A revolução tecnológica dos próximos anos aponta a diversidade de novas possibilidades, tais como a disseminação da Internet móvel e o desenvolvimento da televisão digital. É necessário que nós educadores tomemos consciência de que o uso de tecnologias da mais convencional à mídia digital, permite redimensionar os espaços de ensinar e aprender, vislumbrando a provisoriedade do conhecimento, as novas possibilidades das práticas da escola, a necessidade da formação continuada para atender às características de mudança da sociedade atual e para resgatar o valor do saber e a sensibilidade do ser humano. Considerando-se que uma única tecnologia não abranja todas as situações educacionais e diante do constante surgimento de novas tecnologias, é necessário criar situações que favoreçam sua integração, de modo que traga contribuições significativas à prática pedagógica. Como ficarão as práticas pedagógicas com esses novos recursos disponíveis nas escolas? Como integrá-los às tecnologias convencionais de modo a atender à diversidade de condições de acesso às tecnologias da realidade brasileira? Como preservar a dimensão humana e a ética diante dessa evolução tecnológica que pode ser utilizada tanto para a emancipação como a dominação do homem? Nesta perspectiva, o cenário educacional requer do professor saber como usar pedagogicamente as mídias e, este “como” envolve saber “o quê” e “o porquê” usar tais recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário