terça-feira, 11 de agosto de 2009

Impressões sobre navegação e hipertexto
A navegação na internet é o máximo. Ligamos o computador pra ver se recebemos mensagens e entramos automaticamente no site que estiver elencado nas “opções da internet” como de costume, lemos uma notícia interessante, passamos para outra e mais outra, assistimos um vídeo e de repente já estamos longe na nossa leitura e nem sabemos mais por onde começamos, nem porque chegamos até ali. De um site passamos para outro totalmente diferente, mas o que importa é que estamos nos informando e atualizando. Atualmente os sites são chamativos, apresentando informes os mais variados, notícias e atualidades, comerciais, entretenimento e muitos outros, tornando difícil o controle da vontade de desligar a máquina e parar de imediato a navegação. Quando nos alertamos, já estamos a horas na frente do PC. Mas valeu a pena porque nos informamos, nos atualizamos e nos socializamos atavés dos chats, foruns e correios eletrônicos que muito facilitam nossa vida.
Se navegar na internet é bom, navegar com hipertexto é ainda melhor. O hipertexto nos conduz a consulta de textos semelhantes em apenas um clique no link, sem precisar colocar endereço na barra de endereços. São facilidades que somente a internet proporciona. Apenas no processo virtual essa trática é possível. É processo rápido e ágil. Uma consulta que levaria horas numa biblioteca normal, na biblioteca virtual ocorre num piscar de olhos. É como se tivéssemos todas os conhecimentos do mundo ao alcance de nossos olhos. Um VIVA para quem inventou o hipertexto!
Usar o hipertexto é fácil, mas confesso que criar um hipertexto, um link, esta técnica ainda está um pouco obscura para mim. Mas já obtive progressos em algumas tentativas e prometo que não vou me deixar abater. Hei de conseguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário